Porto de Tubarão (ES) recebe primeiro navio mineraleiro do mundo com velas rotativas

O primeiro navio mineraleiro de grande porte do mundo atracou no Porto de Tubarão, em Vitória, no Espírito Santo. Equipado com sistema de velas rotativas, o navio Sea Zhoushan pertence à categoria VLOC (Very Large Ore Carrier) e tem capacidade de 325 mil toneladas.

Essa foi a primeira operação do Sea Zhoushan. Ao longo do projeto, foram realizadas diversas modelagens em 3D dos portos de carregamento operados pela Vale, a fim de analisar como seria a atracação do navio no país.

De acordo com o gerente-executivo de Navegação da Vale, Guilherme Brega, o navio, no entanto, foi projetado para atracar em qualquer porto: “Não há nenhuma interferência das velas no carregamento, visto que as mesmas ficam reclinadas durante a atracação”, afirmou ao explicar o motivo pelo qual o Porto de Tubarão foi escolhido para ser o primeiro a receber o navio: “Tubarão foi escolhido pois as equipes de engenharia náutica, inspetoria e operação local tiveram papel fundamental durante todo o processo de testes e estão colaborando agora com ajustes finos no sistema”.