Crescimento de 7,5% na movimentação portuária

Segundo dados da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ, o setor portuário movimentou 809,8 milhões de toneladas nos 8 meses do ano, representando um crescimento de 7,5% se comparado ao mesmo período de 2020 (753,6 milhões de toneladas).

Já no caso de perfis de carga, o granel sólido (58,4% do total) apresentou um crescimento de 3,5% em comparação com o mesmo período de 2020, atingindo uma movimentação de 472,8 milhões de toneladas. Enquanto no granel líquido teve um total de 209,3 milhões de toneladas (25,9% do total), apresentando aumento de 12,2% até agosto em relação a jan-ago de 2020. A Carga Geral Solta (4,9% do total) cresceu 15,4%, chegando a 39,7 milhões de toneladas.

Entre os destaques das cargas em 2021 no período de jan-ago estão, além dos contêineres, Petróleo e Derivados, que representaram 23,1% de toda a movimentação (187,1 milhões de toneladas), com crescimento de 11% em comparação com o mesmo período de 2020.

Já o minério de ferro foi a carga mais movimentada no período apresentando 241,7 milhões de toneladas; além da cabotagem de contêineres, que cresceu 16,2% no período analisado, com 2,4 milhões de TEUs.