Histórico
Histórico

O SINDIPORTO teve início através da visão e da iniciativa pioneira de alguns empresários do setor, seus sócios fundadores, e se tornou realidade em 30 de Abril de 1973, quando foi aprovada pelo Ministerio do Trabalho e Previdência Social a inclusão da categoria no Primeiro Grupo de Navegação Marítima e Fluvial, da Confederação Nacional dos Transportes Marítimos, Fluviais e Aéreos, como resultado da dissociação da categoria de Empresas de Navegação Marítima promovida pelas empresas do setor em 1970. Até aquela data, as empresas do setor eram representadas pelo SYNDARMA – Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima. A primeira assembléia destinada para a constituição da entidade sindical foi realizada no dia 13 de Julho de 1973, sob a denominação de Associação Profissional das Empresas de Tráfego Portuário, cujo certificado de registro foi outorgado em 06 de Dezembro daquele ano, constituindo passo importante para a fundação do SINDIPORTO. Em 14 de Janeiro de 1986, após demorada tramitação no Ministério do Trabalho, o SINDIPORTO recebeu sua carta sindical sob a denominação de Sindicato das Empresas de Navegação de Tráfego Portuário do Rio de Janeiro, tendo sua base territorial ampliada para todo o Estado do Rio de Janeiro em 22 de Dezembro daquele ano. Em 15 de Agosto de 1988 o SINDIPORTO foi autorizado pelo Ministério do Trabalho a estender sua base territorial para os Estados de São Paulo e Espírito Santo, passando a denominar-se Sindicato das Empresas de Navegação de Tráfego Portuário dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Com o objetivo de melhor representar os interesses das empresas associadas em outros Estados da Federação, em 06/12/2012 o SINDIPORTO obteve autorização do Ministerio do Trabalho e Emprego para atuar a nível nacional, passando a denominar-se Sindicato Nacional das Empresas de Navegação de Tráfego Portuário - SINDIPORTO BRASIL.

Missão
Missão

O SINDIPORTO BRASIL é uma associação constituída em conformidade com a legislação vigente para fins de estudo, coordenação, representação e defesa dos interesses coletivos e individuais da categoria econômica de Empresas de Navegação de Tráfego Portuário e com o intuito de colaborar, em conjunto com os poderes públicos e demais associações na busca da solidariedade social e de sua vinculação aos interesses nacionais.

Valores
Valores

O SINDIPORTO BRASIL tem como valores a observância das leis e dos princípios de moral, a compreensão dos deveres cívicos; a abstenção de qualquer propaganda de doutrinas incompatíveis com as instituições e os interesses nacionais, bem como a de candidaturas a cargos eletivos estranhos ao Sindicato; a inexistência do exercício de cargos eletivos cumulativamente com o de emprego remunerado pelo Sindicato, ou por entidade sindical de grau superior; a gratuidade do exercício dos cargos eletivos e a abstenção de quaisquer atividades não compreendidas nas finalidades mencionadas em lei, inclusive as de caráter político-partidárias.

Serviços
Serviços

Os principais serviços oferecidos pelo SINDIPORTO BRASIL são: Representação dos interesses coletivos da categoria econômica e dos interesses individuais de suas associadas perante as autoridades administrativas e judiciárias. | Assistência judiciária para os seus associados. | Negociações das Convenções Coletivas de Trabalho ou promoção dos processos de Dissídio Coletivo de Trabalho, referentes a categoria econômica representada. | Convênios ou contratos com entidades públicas ou privadas com o objetivo de proporcionar serviços de assistência de natureza social aos empregados das empresas associadas, visando a proteção dos interesses dos participantes da categoria. | Programas, estudos, ciclos de conferências, seminários, congressos e eventos similares sobre assuntos de interesse da categoria econômica representada.

Diretoria
Diretoria

Período 2016 - 2019